Skip to content

18/07/2019 Notícia

Tire 4 dúvidas sobre o que é Junta Homocinética!

Entenda mais sobre o que é junta homocinética e como conservá-la.

Apesar do nome, não é muito complicado entender o que é Junta Homocinética. Essa peça é a principal responsável por fazer as rodas do veículo girarem, ela oferece estabilidade durante a locomoção e foi em função de sua adição ao conjunto de peças da transmissão automotiva que possibilitou a tração dianteira, além da suspensão traseira. Também existem 3 tipos de Junta Homocinética, a junta fixa e junta deslizante, junta deslizante tipo VL e a junta deslizante tipo tripóide.

Como funciona a Junta Homocinética?

A Junta Homocinética trabalha de uma maneira única, ela liga os eixos de transmissão à transmissão. Essa peça é formada por um sistema de rolamentos com esferas que correm em trilhas dentro do eixo conduzido e permitem a variação da posição do eixo da roda. 

Ela também auxilia na economia de combustível, pois como o motor, a transmissão e o diferencial estão localizados na parte frontal do veículo, a perda de potência na transmissão é reduzida, garantindo assim uma melhor distribuição de peso para a aderência das rodas da frente. Essa maior aderência oferece uma melhor estabilidade e capacidade de manobras.

Quais defeitos ela pode apresentar?

Mesmo não sendo uma peça que apresenta desgaste facilmente, a Junta Homocinética também está sujeita a possíveis defeitos. Sua vida útil pode ser facilmente comprometida no momento em que sua manutenção é deixada de lado. Afinal, ela é uma parte que sofre constante atrito e necessita de uma lubrificação de qualidade. Os defeitos mais comuns apresentados por ela são a falha na vedação da coifa, torque aplicado, eixo danificado ou mal posicionado e má lubrificação.

Como identificar problemas na peça?

Para não ser pego de surpreso é preciso estar atento aos sinais que seu veículo pode dar! Quando existe um problema na Junta Homocinetica é comum ouvir sons semelhantes ao de um “clique” ao fazer curvas. Também podem ocorrer ruídos durante a aceleração, neste caso, provavelmente existe algum desgaste na peça que está possibilitando a entrada de impurezas e estas estão contaminando a graxa da peça. Lembre que para garantir a qualidade da peça e de seus componentes é muito importante estar em dia com o alinhamento e balanceamento dos pneus!

O que fazer para prevenir futuras falhas?

Toda falha possui um causador, certo? Então a melhor forma para prevenir futuros defeitos é manter a manutenção do veículo sempre atualizada! A revisão dos componentes da Junta Homocinética precisa ser realizada com profissionais capacitados. De uma maneira geral, é preciso fazer a desmontagem de todos os componentes, lavá-los e substituir a graxa periodicamente. Assim, seu mecânico estará sempre ciente do estado de conservação de cada elemento da junta, e poderá identificar avarias, trincas e sinais de desgaste por abrasão. 
As recomendações de manutenção indicadas pelo fabricante devem ser consideradas tanto pelo dono quanto pelo profissional, pois elas irão ajudar a manter o sistema em dia para que seu desempenho permaneça satisfatório. No entanto, vale ressaltar que problemas com a Junta Homocinética podem ser mais recorrentes do que o normal dependendo das condições de uso do veículo.

Conseguiu entender um pouco melhor o que é Junta Homocinética e como mantê-la funcionando corretamente? Continue nos acompanhando e fique de olho nas novidades!
 

É o Rafa!

Rafael Carvalho
Técnico Total Brasil

  • Técnico em automobilística
  • Engenheiro Mecânico
  • Pós Graduado em motores de combustão Interna