Skip to content

Como um grande player do setor da energia, a Total tem consciência dos impactos de suas atividades. Por este motivo, a questão da sustentabilidade e do meio ambiente são assuntos de grande importância para o Grupo, sendo um dos principais pilares da nossa estratégia. Buscamos novas soluções, nos mantemos atentos a prevenção e dialogamos com os parceiros para estarmos constantemente melhorando nossa performance ambiental, trazendo uma energia limpa e segura para a sociedade

INOVAÇÃO E COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE: REDUZINDO NOSSAS EMISSÕES DE CO2

Seguindo nossa ambição de nos tornarmos a empresa líder em energia responsável, temos o compromisso de fornecer uma energia melhor, mais acessível, confiável e limpa. A Total trabalha diariamente para reduzir as emissões de gases poluentes relacionados às suas atividades. 

Qual a estratégia da Total para tornar-se líder em energia responsável? Em 2020, adotamos uma nova ambição climática: atingir a neutralidade de carbono em nossos negócios diretos até 2050.

Alinhada a essa ambição, a Total E&P do Brasil vem desenvolvendo projetos focados na redução da emissão de gases poluentes nas atividades de Exploração e Produção de óleo e gás.

 

 

sustentabilidade-total-brasil

BARCO HÍBRIDO - USO DE BATERIAS EM EMBARCAÇÕES DE APOIO MARÍTIMAS

Em parceria com a universidade PUC-Rio, a Total E&P do Brasil está desenvolvendo um projeto inovador. Trata-se da conversão de uma embarcação do tipo PSV (Platform Supply Vessel), utilizada em atividades marítimas de E&P, para uma propulsão híbrida otimizada, utilizando baterias e diesel. A tecnologia, pioneira no país, está em fase de testes. Mas qual o efeito prático desse projeto inovador? Ele prevê uma diminuição no uso de diesel e uma consequente redução nas emissões de gases poluentes (NOx e metano) da embarcação. 

Cargo Transfer Vessel (CTV) – Sistema inovador de transferência de petróleo

A Total E&P do Brasil implementou um sistema inovador para a realização de operações de transferência de petróleo (offloading) com o uso de uma embarcação do tipo CTV (Cargo Transfer Vessel). A nova forma de offloading testada permite que toda a operação se realize na própria locação do campo, eliminando a necessidade de uma jornada do navio-tanque e, assim, garantindo não apenas uma redução de riscos e custos, mas também a diminuição das emissões de CO2. O sistema está sendo testado no Campo de Lapa, operado pela Total, desde maio de 2020. 

INSTITUTO JOGUE LIMPO 

O Instituto Jogue Limpo é a entidade que faz a gestão da logística reversa de embalagens plásticas de óleos lubrificantes pós-consumo, disponibilizadas pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes. A Total é uma das parceiras do Instituto Jogue Limpo.

Mas, como funciona o trabalho do Jogue Limpo e qual o seu efeito? O instituto contrata empresas operadoras logísticas nos estados onde atua. Estas empresas são responsáveis pelo cadastramento de geradores, coleta e recebimento das embalagens e administração das centrais de armazenagem.

Toda a frota de caminhões é equipada com alta tecnologia, atendendo aos requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio ambiente. O sistema de monitoramento permite acompanhamento de rotas e informações do peso do plástico recebido nos pontos geradores cadastrados. No ato do recebimento de embalagens é entregue comprovante, que poderá ser exigido pelo órgão ambiental durante o processo de licenciamento do gerador. A informação do peso é transmitida em tempo real ao website do sistema, através de leitura do código de barras pelo smartphone disponível em cada caminhão. As visitas do Sistema de Recebimento Itinerante são realizadas de forma programada e periódica aos geradores cadastrados.

Nas centrais de recebimento as embalagens são drenadas, em alguns casos segregadas por cor, e prensadas ou moídas, para serem acondicionadas e encaminhadas às recicladoras credenciadas.

Na recicladora se for necessário o material é triturado. Depois de submetido a processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, é transformado em matéria-prima para novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção.

Deste modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo.

 

SAIBA MAIS SOBRE O JOGUE LIMPO AQUI

 

 

 

 

responsabilidade-social-total-brasil