Skip to content

Nós acreditamos que o crescimento só é sustentável se for compartilhado. Como baseamos o nosso modelo de desenvolvimento? No diálogo e na contribuição ativa com a sociedade e as comunidades onde estamos inseridos. Conheça alguns dos nossos projetos.

VOLUNTARIADO E EDUCAÇÃO DE JOVENS 

A Total E&P do Brasil acredita no poder do voluntariado e da educação na transformação de nossos jovens. Por isso, através do Action!, programa global de voluntariado do Grupo Total, a empresa apoia o Trilha Empreendedora. 

Como funciona? O programa é o primeiro projeto de voluntariado do setor de óleo e gás, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), promovido pela ONG Junior Achievement e apoiado por empresas associadas ao IBP, como a Total. O projeto promove cursos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, que fazem parte do PROEMI – Programa do Ensino Médio Inovador

O Trilha Empreendedora garante a capacitação de colaboradores voluntários das empresas associadas, que, após passarem por treinamento, são responsáveis por ministrar as aulas dos diferentes cursos e compartilhar sua experiência profissional com os estudantes. O objetivo é mostrar para esses alunos a importância dos estudos na formação profissional e na obtenção de emprego em grandes empresas. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Trilha Empreendedora foi re-desenhado e ganhou um formato virtual, o “Trilha Online”. O projeto digital garantiu a continuidade dos cursos através da plataforma Google Meet, com mentorias online para os alunos.

Alguns dos principais cursos do programa são o Conectado com o Amanhã, que apresenta aos alunos opções de carreiras e competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho; o Economia Pessoal, que ensina aos alunos sobre gerenciamento financeiro pessoal e familiar, vantagens e desvantagens do uso do crédito e tipos de investimentos; e O Futuro do Trabalho, que foca no desenvolvimento de soft skills e fala sobre as carreiras em ascensão.

 

 

 

 

trilha-empreendedora

Negócios Sustentáveis

Em outubro de 2020, em celebração ao Worldwide Environmental Month 2020, movimento do Grupo Total para promover ações sustentáveis e ambientais de voluntariado, o Action! desafiou empresas de todo o mundo a participarem da data. Assim, a Total E&P do Brasil e a Junior Achievement se juntaram para uma nova parceria: o Negócios Sustentáveis.

Desenvolvido especialmente para a Total E&P do Brasil, o programa promoveu a capacitação de colaboradores voluntários da empresa, para que eles pudessem ministrar mentorias online para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro sobre o tema Negócios sustentáveis. Os voluntários compartilharam com os estudantes conhecimento sobre o que é sustentabilidade, empreendedorismo sustentável e como criar uma empresa sustentável.

INVESTINDO NOS PROFISSIONAIS DO AMANHÃ

Como podemos pensar o futuro da nossa sociedade? A Total acredita que podemos fazer isso apoiando a educação e desenvolvendo os talentos de crianças e jovens que serão os profissionais do amanhã.

Pensando nisso, em 2015 a Total E&P do Brasil iniciou uma parceria com o Instituto Apontar, que apoia o desenvolvimento acadêmico e profissional de crianças em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. 

O Instituto atua na formação acadêmica, cultural e ética de crianças e adolescentes com altas habilidades acadêmicas, com o objetivo de ampliar suas oportunidades. Através de ensino técnico, aulas de complementação escolar e atividades culturais, esses jovens são preparados para ingressar no mercado de trabalho, traçando novos rumos para o seu futuro. A Total E&P do Brasil apoiou dois dos principais programas do Instituto Apontar: o Estrela Dalva e o Alexandria

O Estrela Dalva seleciona crianças com altas habilidades acadêmicas de famílias em situação de vulnerabilidade social e as prepara para ingressar em escolas e universidades públicas de excelência, com um índice de aprovação dos alunos de quase 90%. Ao longo de dois anos no programa, eles têm oportunidade de se desenvolver academicamente e culturalmente, através de um programa de aulas de complementação escolar, passeios culturais, oficinas, apoio para o vestibular e diversas atividades que complementam a educação regular.

Já o Programa Alexandria proporciona apoio acadêmico e cultural aos alunos oriundos do Programa Estrela Dalva e bolsistas de escolas particulares parceiras, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Eles recebem suporte acadêmico personalizado e participam de diversas oficinas como Oratória, Inglês, Impressão 3D, Stop Motion, Pensamento Matemático, entre outras.

 

 

 

responsabilidade-social-total-brasil

 

 

APOIO ÀS COMUNIDADES LOCAIS 

Alinhada ao compromisso do Grupo Total com o desenvolvimento das comunidades locais onde atua, a Total E&P do Brasil apoiou o Iluminando Ideias, projeto de energia solar da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizado na comunidade do Franquinho, no Arquipélago do Bailique (Amapá), região afetada pela falta de energia elétrica. 

Qual foi o resultado dessa iniciativa? Foi possível promover a instalação de placas de geração de energia solar na comunidade, levando energia mais sustentável e acessível para os moradores do local. O trabalho foi viabilizado pelo edital do Programa Energia Renovável, de incentivo à pesquisa, feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) e pela Total, em 2015. 

O projeto foi responsável, com o apoio da Total E&P do Brasil, por implementar um sistema fotovoltáico adaptado a ambientes hostis, em uma comunidade com um cenário de alta vulnerabilidade socioambiental. A iniciativa proporciona água potável para toda a comunidade e permite novas perspectivas e oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e ambiental dessas pessoas e do local, de forma mais sustentável. No fim, o Iluminando Ideias promoveu a melhoria na qualidade de vida dos moradores de Franquinho, que abriga hoje 15 famílias.