Skip to content

26/10/2018 Notícia

Quando fazer o alinhamento e balanceamento de motos?

O alinhamento e o balanceamento de motos é importante, entenda o porquê!

Além da tradicional e costumaz revisão dos freios, óleo e sistema de transmissão da moto (corrente, coroa e pinhão) que deve ser feita periodicamente, é de extrema importância ficar atento ao balanceamento e alinhamento de sua moto.

Embora não muito difundida entre os motociclistas, a manutenção e conservação desses itens são essenciais para garantir não só a durabilidade das partes mecânicas (rodas, freios, garfo), como também a eficiência de combustível e a própria segurança do condutor. Em casos avançados de desgaste, por exemplo, pode ocorrer desde uma leve trepidação da direção à dificuldades mais sérias, como dificuldade para executar as curvas e até uma possível patinação das rodas no momento da frenagem.

Agora, sabendo da importância desse serviço, a grande pergunta que fica é: “Quando devo fazer o alinhamento e balanceamento da minha moto?”.

Bem, diferente dos carros, motocicletas não tem um período fixo determinado para realizar essa manutenção. Sendo assim, além dos sinais citados acima, o piloto terá de ficar atento à condição dos pneus, já que o desgaste irregular pode ser um indicativo de desbalanceamento. E em caso de queda ou na hora de trocar os pneus, também é recomendado realizar o serviço.

A propósito, existem duas formas de fazer o balanceamento da sua moto: o estático e o dinâmico.

O balanceamento estático

Nele, todos os ajustes da moto serão feitos de maneira manual pelo mecânico. É um serviço de menor precisão, mas muito usado nas competições automotivas por ser mais “personalizável”, deixando a direção de acordo com o gosto de quem pilota.

Balanceamento dinâmico

Nesse outro tipo de ajuste a moto é analisada por meio de computadores com scanners e outros medidores para, depois, ser corrigida manualmente. É um serviço de maior precisão e durabilidade. 

É isso. Agora você já sabe a importância desse ajuste, mantenha sempre a atenção e lembre-se de realizar o serviço com profissionais especializados que respeite as recomendações da montadora.