Skip to content

27/03/2020 Notícia

Quando devo usar o óleo de motor 5w40?

Há dois fatores importantes a serem considerados ao comparar e escolher os óleos de motor - como ele se adapta ao frio no inverno e o que o fabricante recomenda para o seu motor. Ideal para a partida de motores em baixas temperaturas e eficaz em altas temperaturas, os óleos de motor 5w40 podem ser usados ​​na maioria das condições.

O que realmente significa 5w40?

O "W" significa "Winter" (inverno em inglês), o número anterior indica a viscosidade (ou espessura) do óleo a baixas temperaturas (daí o W), e o número seguinte indica viscosidade a temperaturas mais altas (150oC em média), quando o motor está realmente em execução.

O óleo de motor 5w40 tem um grau de viscosidade no inverno de cinco, o que significa que é menos viscoso em temperaturas muito baixas, em comparação com, por exemplo, 10w40. Tem um grau de viscosidade quente de 40oF, o que significa que é tão viscoso quanto 10w40 em altas temperaturas, mas menos viscoso do que óleos como 15w50.

Por que a viscosidade do óleo de motor é importante?

A viscosidade de um óleo é sua resistência ao fluxo. O óleo muito espesso não flui adequadamente através do seu motor. O óleo muito fino não protege as peças móveis do desgaste. A viscosidade aumenta à medida que a temperatura cai e diminui à medida que a temperatura aumenta.

Ao selecionar um determinado grau de óleo de motor, você enfrenta uma troca entre desempenho e proteção. Um óleo mais viscoso enquanto o motor está funcionando fará um trabalho melhor para proteger os componentes do motor. Mas um óleo muito grosso também será um empecilho para o desempenho do motor. Por isso que é importante consultar o fabricante do motor sobre exatamente qual tipo de óleo é apropriado para o seu carro.

 

5w40

Então, eu preciso de 5w40 ou 10w40?

A escolha entre o óleo do motor 5w40 e uma alternativa como 10w40 depende da temperatura do inverno na sua região. O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.

Denise é Total Brasil

Denise Novaes
Técnica Total Brasil

  • Coordenadora Produto
  • Engenheira Química
  • Pós Graduada em Energia e Derivados de Petróleo pelo Insituto Francês de Petróleo