Skip to content

29/06/2018 Notícia

QUAL A MELHOR OPÇÃO DE ÓLEO PARA SEU MOTOR?

Total

Escolher o lubrificante correto para seu veículo não é tão difícil, porém para acertar na compra, é necessário saber antes quais são as outras funções deste importante aliado na conservação e funcionamento do seu motor. Já sabemos que sua função é garantir a lubrificação, limpeza e desempenho do motor, prevenindo a corrosão e acúmulos de sujeira. Contudo, há diferentes tipos de óleos para cada tipo de motor, para isso, sempre siga as orientações do manual do veículo.

Viscosidade

Apesar de existir uma enorme diversidade de óleos lubrificantes no mercado, todos eles obedecem a uma classificação estabelecida pela SAE - Sociedade dos Engenheiros Automotivos. O principal critério analisado pela SAE é em relação à viscosidade do óleo, que é uma importante propriedade dos fluidos responsável pela resistência ao escoamento.

Quanto mais grosso (mais viscoso) ele for, mais dificuldade ele terá de escorrer, em contra partida, pode oferecer maior proteção, principalmente em altas temperaturas, oque vai também depender do tipo do óleo básico Os níveis de viscosidade variam, de acordo com a temperatura, ou seja, não são constantes.

A SAE classifica os óleos em siglas que facilitam a identificação da viscosidade dos óleos lubrificantes. Como, por exemplo, 5W30, o primeiro número indica a viscosidade do óleo a frio. A letra “W” vem da palavra inglesa winter“inverno”.  O segundo número por sua vez representa a viscosidade, quando o motor já está aquecido.

 Daí a importância de sempre colocar o óleo recomendado pela montadora. São anos de testes para a identificação de qual será a melhor opção para seu motor. Quer saber mais sobre os papéis dos óleos lubrificantes? Descubra aqui: http://www.totalbr.com.br/blog/o-papel-do-oleo-lubrificante-e-a-importancia-de-sua-qualificacao.html

Óleos minerais, sintéticos e semissintéticos

As principais características do óleo mineral são:

  • Preço mais acesível
  • Atender às exigências mínimas dos veículos mais antigos;
  • Menor intervalo de troca

 Já os óleos semissintéticos e sintéticos, são obtidos através de reações químicas, havendo um maior controle de produção e qualidade, já que estes são mais puros do que os óleos minerais. Por sua vasta gama de características fisioquímicas, os óleos sintéticos são mais abrangentes, atendendo a diversos tipos de motores.

As principais características dos óleos semi e sintéticos são:

  • Maior intervalo de troca
  • Menor teor de enxofre
  • Menor formação de borra
  • Maiorresistência ao envelhecimento (oxidação)
  • Maior estabilidade em altas temperaturas

A Total BRASIL sempre garantindo a máxima eficiência

Para você garantir o melhor desempenho e eficiência para seu veículo sempre useprodutos de alta qualidade! A Total Brasil oferece produtos premium que atendem às exigências dos grandes  fabricantes de automóveis, além de estar de acordo com as principais especificações de qualidade internacionais. Para conhecer mais sobre nossos produtos visite nosso catálogo: http://catalogo.totalbr.com.br/portuguese-br/