Skip to content

27/12/2019 Notícia

Qual a importância de fazer a limpeza do motor do carro? Veja nossas dicas:

limpeza do motor
limpeza do motor

Quem é apaixonado por carros de verdade não aguenta abrir o capô e dar de cara com um motor sujo, não é mesmo? Mas a maneira de realizar a limpeza do motor do veículo ainda é algo que precisa de atenção.

Inicialmente a limpeza do motor era mais complexa em função deles serem carburados, utilizar água para limpá-lo era arriscado. Isso porque, quando a água entrava no distribuidor fazia com que o carro parasse de pegar. E, apesar do surgimento da injeção eletrônica ter aumentado a segurança ao realizar essa limpeza, ainda é preciso tomar alguns cuidados, afinal, seu compartimento é composto por módulos eletrônicos e conectores elétricos que também podem danificar em contato com a água.

Por isso, se você ainda está na dúvida sobre o método ideal para limpar o motor do seu veículo, nós podemos te ajudar! Limpar o motor é muito importante para a saúde do seu carro. O importante aqui é entender qual o método correto de se fazer isso.

Por que limpar o motor?

Assim como outros cuidados que você tem com seu veículo, a limpeza do motor é fundamental para o bom funcionamento mecânico e elétrico. Isso porque, com o tempo, impurezas se acumulam no motor. Esses detritos podem prejudicar a parte elétrica, enferrujar componentes, ressecar mangueiras e até danificar a bateria.

Ao realizar a limpeza do motor, você retira a sujeira acumulada que pode causar alguma pane ou defeito. Esse procedimento requer atenção e, em algumas situações, o uso de produtos químicos. é importante observar quando é necessário realizar a limpeza.

Algumas das principais vantagens em manter a limpeza em dia são:

  • Remove detritos acumulados
  • Mantém o óleo limpo por mais tempo
  • Auxilia o funcionamento dos filtros
  • Limpa outros componentes mecânicos

Quando limpar o motor?

Para ter certeza sobre quando realizar a limpeza do motor, é preciso ficar atento. Afinal, quando falamos que é preciso limpar periodicamente, não significa que será frequente. De uma maneira geral, o ideal para carros que circulam em áreas urbanas é a cada dois anos, enquanto para carros que transitam por áreas rurais a limpeza deve ser anual.

Sempre que chegar o momento de limpar o motor do seu veículo, lembre que ao realizar a limpeza de maneira errada pode causar sérios danos ao carro. Quando a limpeza é feita com água, por exemplo, a alta pressão pode causar problemas como oxidação interna de conectores elétricos e obstrução do fluxo. Por isso sempre recomendamos que procure um profissional especialista no assunto para te ajudar. E lembre-se: a limpeza do motor só deve ocorrer em casos específicos, mas alguns cuidados devem ser constantes como a cobertura do reservatório do fluido de freio, o módulo da injeção e conectores.

Como limpar o óleo do motor e seus cuidados:

Além da limpeza externa do motor, também é preciso garantir que ele esteja limpo por dentro. O óleo do motor precisa ser verificado com frequência. Cheque se o nível está de acordo com o indicado através de sua vareta de medição. Também fique atento a coloração e viscosidade do óleo, assim você conseguirá saber se ele já está sujo e velho. Quanto mais escuro e espesso ele estiver, maior a necessidade de realizar a troca de óleo.

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre a importância de manter o motor do seu carro limpo, tanto por fora quanto por dentro, não deixe a sujeira ser um problema no desempenho e vida útil do veículo. Fique atento, realize a manutenção no tempo ideal e vá até uma oficina de confiança sempre que necessário. Aproveite e conheça mais sobre os óleos lubrificantes para carros.

 

É o Rafa!

Rafael Carvalho
Técnico Total Brasil

  • Técnico em automobilística
  • Engenheiro Mecânico
  • Pós Graduado em motores de combustão Interna