Skip to content

11/12/2019 Notícia

Pode rodar com óleo vencido no motor? Entenda o que acontece:

Entenda o que pode acontecer com seu veículo ao rodar com o óleo vencido.

Todo bom motorista que conhece bem seu veículo já deve saber que, ao dirigir com o óleo do motor vencido, podem surgir graves danos ao seu funcionamento. Isso porque o óleo é um item fundamental para manter um funcionamento de qualidade e tenha uma vida útil maior.

Para saber se o óleo já está velho ou mesmo vencido é importante fazer uma verificação frequente no aspecto dele e também ter os dados da embalagem guardados. Fique atento com o óleo do motor na cor marrom, porque quando ele atinge essa coloração significa que o acúmulo de sujeira já está muito alto e, provavelmente, seu motor já foi prejudicado. Caso isso aconteça, será preciso realizar a retífica para reparar possíveis danos ou até substituir algumas peças. E o pior, tudo isso poderá gerar um custo bem significativo à manutenção do veículo.

Para que serve o óleo de motor?

O óleo lubrificante do motor tem a função de lubrificar as peças e mantê-las funcionando de maneira saudável. Além disso, ele contém aditivos que cuidam da limpeza e refrigeração dessa área. Sem um óleo de qualidade você pode prejudicar significativamente a potência do seu veículo, aumentando as chances dele apresentar algum problema e danificar suas partes de diversas maneiras.

Um óleo lubrificante precisa assegurar ao motorista um forte desempenho e segurança constante. Por essa razão é tão importante escolher produtos de boa procedência e trocá-lo no intervalo correto.

Quando o óleo passa do prazo de validade ele acaba afetando o funcionamento do motor. E assim o carro passa a apresentar sinais de deterioração, como trepidação anormal e consumo excessivo de combustível. Ao notar alguns pontos como esses, verifique sua última troca e a validade do produto que utilizou.

Quando preciso trocar o óleo?

Para saber o momento correto de trocar o óleo do motor é preciso acompanhar de perto. O ideal é estar com toda manutenção do veículo sempre em dia, assim você consegue manter a performance e até prevenir alguns problemas. Para garantir que seu motor permaneça com ótimo desempenho é recomendado fazer a troca do óleo entre 6 e 12 meses ou de 5.000 Km a 10.000 Km, considerando sempre o que chegar primeiro. É importante estar atento também com o prazo de validade do seu óleo. Além do que já citamos, outro fator relevante para indicar a troca do óleo é o uso do veículo, um uso mais intenso irá necessitar de uma substituição mais frequente.

Não esqueça que ao passar da época correta de troca do lubrificante os aditivos dele passam a perder sua funcionalidade. O resultado disso é o acúmulo de impurezas que geram um tipo de borra no motor. Essa sujeira pode entupir os dutos e superaquecer seu motor, causando assim a diminuição da vida útil, além de aumentar o consumo de combustível por conta das peças escorregadias demais.

Lembre-se sempre que ao cuidar da manutenção do seu carro você previne gastos e aumenta sua durabilidade. Opte por produtos de qualidade e excelência e que ofereçam ao seu veículo os melhores benefícios. Aproveite para conhecer mais sobre a linha de óleos lubrificantes Total QUARTZ.