Dentre as diversas estratégias contingenciais de resposta a emergências em caso de derramamento de óleo no mar, podemos destacar três medidas principais a contenção e recolhimento, a queima in loco ou a dispersão química através do uso de dispersantes marinhos. Para o último caso, oferecemos nossa gama de dispersantes marinhos Finasol® OSR.​

Finasol pode ser utilizado em aplicações na superfície do mar ou em aplicações submarinas (SSDI - Subsea Dispersant Injection).  Em aplicações submarinas o produto deve ser aplicado com equipamento específico, cuja razão ideal de Dispersante-Óleo (DOR) deve ser definida através de monitoramento de campo.

Com um dos melhores desempenhos ecotoxicológico do mercado, a linha Finasol® OSR ajuda a dispersar a mancha de óleo em pequenas gotículas que são rapidamente diluídas e biodegradadas nas primeiras camadas da coluna d’água, protegendo os ecossistemas costeiros e as espécies vulneráveis ao óleo.

Conheça nossas soluções:
 
FINASOL OSR 52: Com excelente desempenho, o Finasol OSR52 oferece uma resposta rápida e eficaz. É também o produto de referência no mercado como sendo o primeiro produto a cumprir as três principais regulamentações internacionais - EPA * (EUA), MMO ** (Reino Unido) e CEDRE *** (França). Além disso, o Finasol OSR 52 está registrado em vários países ao redor do mundo, incluindo Brasil.

As autoridades locais são sempre responsáveis por homologar os melhores métodos para limitar o impacto ambiental do derramamento de óleo, os quais devem levar em consideração a NEBA (Net Environmental Benefit Analysis), incluindo a área geográfica, o clima e as condições ambientais. A avaliação de impacto ambiental faz parte dos processos de registro do produto pelas autoridades nacionais e inclui testes de biodegradabilidade e eco-toxicidade em ecossistemas marinhos. Estes critérios, juntamente com a política de desenvolvimento sustentável da TOTAL, têm sido os principais impulsionadores na seleção de solventes e surfactantes para o desenvolvimento de Finasol® OSR.