Skip to content

11/08/2018 Notícia

PARA QUE SERVE O RETENTOR DA VÁLVULA NO MOTOR?

Total

O consumo excessivo de óleo lubrificante, que é um dos sintomas de desgastes nos retentores de válvulas, quando não resolvido, pode causar grandes problemas e gastos para o dono do veículo. Conhecendo o comportamento e resposta do motor do seu veículo, no entanto, a prevenção de grandes problemas se torna muito mais fácil.

Mas o que é um retentor de válvulas?

De maneira simples, podemos explicá-los da seguinte maneira: são pequenas peças de borracha que ficam na haste das válvulas. Eles servem para vedar e impedir a passagem de óleo e outros fluídos do cabeçote do motor para a câmara de combustão. Além disso, também garante que impurezas como terra e poeira não entrem nas válvulas e comprometam a performance do seu veículo.

Caso esse tipo de vazamento seja negligenciado, o óleo vai começar a queimar junto do combustível, causando a diminuição do nível do fluído e a geração de uma fumaça azulada e um tanto mais espessa no escapamento. Além disso, em último caso, com o esgotamento do óleo pode ocorrer a fundição do motor.

E como saber quando devo trocar?

O retentor não é uma peça considerada como item de “revisão”, que costuma ser trocar em cada revisão do motor, assim como é o óleo, filtros e em alguns casos as velas de ignição e etc. Ou seja, não tem um tempo certo para que seja trocado. Sendo assim, você terá de ficar atento aos sinais que o seu carro pode apresentar.

Deixe a manutenção do seu veículo em dia para evitar gastos desnecessários com seu veículo. Passe em um dos nossos ROC’s e, além de trocar o óleo, tenha a verificação gratuita de até 15 itens de segurança do seu carro. Encontre o ROC mais próximo de você aqui: https://bit.ly/2JfrwnW