Skip to content

22/10/2018 Notícia

Os principais sistemas mecânicos do seu carro

Conheça os principais tipos de graxa do mercado e seus usos práticos.

Para que um automóvel funcione e cumpra o seu papel são necessárias várias partes que, embora funcionem independentemente, se interligam para dar movimento, segurança e conforto às suas viagens. A seguir, mostraremos os principais sistemas da parte mecânica do seu carro.

Motor

A primeira vista pode parecer um tanto esquisito, mas o motor é basicamente a junção de três outros sistemas automotivos: o de alimentação, o de ignição e o de lubrificação. E embora seu funcionamento seja um tanto complexo, sua função é simples: transformar a energia térmica da queima de combustível em energia mecânica, que colocará o carro em movimento.  

Transmissão

Em seguida, apresentamos outro sistema indispensável para a movimentação do automóvel. Composto por embreagem, caixas de marcha e transferência, eixo cardã e diferencial (em alguns casos), a transmissão é responsável por transferir a força e o torque gerados pelo motor para as rodas do veículo.

Sistema de Direção

De maneira bem simplificada, o motor e a transmissão por si só já são capazes de colocar um veículo em movimento. O sistema de direção, por sua vez, entra nesse processo para dar ao motorista a capacidade de esterçar e fazer as curvas. Por meio da rotação do volante é possível controlar a caixa, as colunas e a barra de direção, fazendo com que as rodas e pneus girem nos eixos do carro.

Freios

O veículo está em movimento e fazendo curvas, mas agora é hora de parar! É aí que entra o sistema de frenagem, englobando o freio de serviço, na figura de pedal do carro, o freio de estacionamento, também conhecido como freio de “mão”, e o freio motor, acionado pela redução de marchas do veículo. Integram também esse sistema componentes como as pastilhas, os discos de freio e óleo do sistema de freios, que deve ser trocado periodicamente e de acordo com as recomendações do fabricante.

Além desses citados acima, também temos outros itens indispensáveis nos carros de hoje, como o sistema Elétrico, de iluminação e de suspensão. Esses, no entanto, ficam para uma próxima publicação.

Quer saber mais sobre mecânica automotiva e o universo auto? Continue lendo as matérias do nosso blog! Clique no link a seguir para ver as matérias que já publicamos por aqui: https://bit.ly/2NXTrzb