Skip to content

03/12/2019 Notícia

Luz acesa no painel? Entenda o significado e o que fazer.

Saiba mais sobre o significado das luzes do painel e o que fazer quando se
acenderem.

Todo motorista já foi pego de surpresa quando, repentinamente, surge uma luz acesa no painel. A equipe da Total está aqui para te dizer que não precisa se desesperar, basta estar sempre atento ao que elas indicam e buscar a ajuda correta. Confira neste post as principais dicas para entender o significado das luzes do painel e não passar mais sufoco!

Quais são as luzes do painel?

Um ponto muito importante para começar a entender o que as luzes do painel do carro querem te dizer é compreender a linguagem delas. De uma maneira geral, as luzes podem ser vermelhas, amarelas e azuis ou verdes, sendo cada cor referente a um nível de atenção.

  • Luz vermelha: ao acender uma luz de cor vermelha, saiba que pode ser um sinal de alerta. Neste caso, chamar a assistência da seguradora ou um profissional da sua confiança pode ser a atitude mais correta.
  • Luz amarela: neste caso há algo errado no seu veículo. Este sinal de advertência diz que chegou o momento de procurar um mecânico.
  • Luz verde ou azul: fique tranquilo, esta luz é apenas um indicador de função, como quando os faróis estão acesos, por exemplo.

Significado das luzes do painel e como proceder em cada situação.

Agora que já ficou claro o que cada cor de luz significa, é muito importante compreender os símbolos também. Confira alguns à seguir:

Luz de Bateria

Quando a luz de bateria acende significa que ela não está sendo carregada pelo alternador. A perda de tensão responsável pela recarga, fará com que seu veículo pare a qualquer momento.

Luz de Freio

No momento em que a luz de freio acende, mostra que o freio de mão está acionado ou o nível de seu fluido está baixo. Caso o freio de mão esteja solto, é preciso completar o fluído e levar o veículo para avaliação de um mecânico, assim será possível detectar se existem problemas de vazamento.

Luz de Combustível

A luz do painel referente ao combustível estará acesa caso seu carro atinja o nível da reserva. Para isso não acontecer, lembre de ficar atento a quantidade de combustível marcada no painel.

Luz de Injeção Eletrônica

No momento em que for dada a partida no veículo, a luz de injeção irá se apagar. Caso ela permaneça acesa, será preciso procurar um especialista para checar o que há de errado. A luz permanecer ligada no painel pode significar que o consumo de combustível e de emissões de gases poluentes está mais elevado.

Luz de Temperatura

A luz que indica a alta temperatura irá acender sempre que houver falta de água ou falhas no sistema de ventilação do veículo. Esta situação pode levar o motor do seu carro ao superaquecimento.

Luz de Airbag

Quando a luz do airbag acende pode indicar que existe algum problema com ele. Esta situação pode colocar em risco os passageiros do veículo já que, em caso de acidentes, ele pode falhar.

Luz de ABS

A luz do ABS irá acender no momento em que o veículo for acionado. Caso ela não apague, algo pode estar errado. Alguns dos problemas que podem afetar o sistema ABS de freio são o desgaste das pastilhas, mau contato ou montagem errada. Para verificar e solucionar esta situação, o mais recomendado é levar o carro à profissional.

Luz de Pressão do Óleo do Motor

Quando a luz do óleo ligar significa que há pouco óleo ou algum problema no sistema de lubrificação do motor. Por essa razão, é importante não utilizar o carro nessas condições e procurar um profissional, pois a má lubrificação pode fundir o motor.

Luz de Pré Aquecimento das Velas

Se as luzes das velas acenderam, preste atenção, pode ser necessário trocá-las. As razões para isso se dão pelo desgaste, corrosão dos eletrodos ou mesmo a quebra do isolador. As velas são fundamentais para o funcionamento do motor.

Luz de Baixa Pressão do Pneu

Quando a luz de pressão do pneu acender mostra que os pneus não estão dentro da calibragem correta ou com pressão acima do ideal. Para prevenir problemas, mantenha a calibragem de acordo com o indicado no manual do fabricante.

Agora que já ficou mais claro para você o significado das luzes do painel, já não existe mais motivo para susto, não é mesmo? É muito importante se prevenir, então estar com a manutenção do veículo em dia e ir ao mecânico periodicamente podem ser formas de evitar problemas no seu carro!

 

É o Rafa!

Rafael Carvalho
Técnico Total Brasil

  • Técnico em automobilística
  • Engenheiro Mecânico
  • Pós Graduado em motores de combustão Interna