Skip to content

19/06/2020 Notícia

Líquidos de arrefecimento, por que deveria usá-los?

Antifreeze

 

O motor do seu carro gera uma grande quantidade de calor que, se não checado, pode causar sérios problemas. Por esse motivo, os líquidos de arrefecimento é tão importante para a manutenção do seu carro. Quando misturado com àgua desmineralizada e adicionado ao radiador do seu carro, o coolant ajuda à regular a temperatura enquanto protege e lubrifica diversas partes do sistema de refrigeração.

O que é anticongelante e por que é tão importante para um carro?

O anticongelante é um refrigerante que você coloca no radiador para ajudar a regular a temperatura do motor. Seu principal ingrediente é o etilenoglicol, que diminui o ponto de congelamento da água e aumenta seu ponto de ebulição. Isso ajuda a impedir que a água do radiador congele, ferva ou evapore.

Juntamente com o combustível e o óleo, o anticongelante é essencial para o bom funcionamento do motor. Sem ele, o calor da combustão faria com que o motor superaquecesse rapidamente ou até fundisse . O anticongelante também lubrifica os componentes do sistema de refrigeração (bomba d’água), que entram em contato com a água e evita a corrosão dos componentes metálicos.

Por que o anticongelante precisa ser trocado?

Como todos os fluidos do seu carro, o anticongelante se deteriora com o tempo e, eventualmente, se torna mais ácido. Isso causa corrosão, o que pode danificar o radiador e outros componentes importantes do sistema de refrigeração, como a bomba de água, mangueiras, termostato e a tampa do radiador.

Ferrugem, sujeira e outras partículas nocivas também podem se acumular no seu radiador. Contaminantes como esses comprometem a capacidade do anticongelante de regular a temperatura do motor. Isso pode levar ao superaquecimento do motor, a um bloco do motor rachado ou a uma fissura do pistão.

Com que freqüência o anticongelante deve ser alterado e como faço?

Sempre verifique primeiro o manual do proprietário. Em geral, você deve substituir seu anticongelante a cada 48.000 km ou a cada três anos, o que ocorrer primeiro.Dependendo da tecnologia do coolant, sendo ele orgânico (long life) ou inorgânico.

Ao trocar o anticongelante, deixe o radiador e o motor esfriar por pelo menos uma hora. Abra o capô e inspecione o radiador e as mangueiras quanto a rachaduras ou vazamentos. As peças danificadas precisarão ser substituídas ou reparadas. Retire a tampa do radiador. Solte o bujão de drenagem do radiador e drene o líquido de refrigeração. Aperte o bujão, reabasteça o radiador com água destilada e ligue o motor por 10 minutos. Deixe o motor esfriar e drene mais uma vez. Reabasteça o radiador com a descarga do radiador, completando com mais água destilada. Repita esse processo até que a água fique limpa ao drenar. Finalmente, encha o radiador com uma mistura 50/50 de anticongelante e água destilada e recoloque a tampa do radiador.

 

Car Overheating

 

Como colocar anticongelante em um carro

Verifique se o motor e o radiador tiveram pelo menos uma hora para esfriar. Faça uma mistura precisa de 50/50 de anticongelante e água destilada. Remova cuidadosamente a tampa do radiador, adicione a solução anticongelante e recoloque a tampa.

O manual do usuário é a autoridade final em procedimentos como esse; portanto, sempre consulte-o primeiro. Também é importante lembrar que o sistema de refrigeração do seu carro está pressurizado e acumula quantidades perigosas de calor. Nunca execute esta tarefa quando o motor e o radiador estiverem quentes. O não cumprimento das precauções de segurança adequadas pode resultar em ferimentos graves.