Skip to content

29/05/2019 Notícia

A importância do óleo isolante para transformador

Aprenda quais são as boas características desse tipo de óleo!

Encontrar o óleo isolante adequado para o seu transformador é essencial para garantir o bom desempenho e a durabilidade desse sistema, mas o que exatamente deve ser avaliado na hora da compra? Para te auxiliar nessa escolha, vamos listar os principais atributos de um óleo isolante de qualidade. Veja:

Refrigeração

Essa é, provavelmente, a principal função desse tipo de produto. Devido às altas temperaturas existentes num transformador, causadas pela passagem ininterrupta de corrente elétrica no sistema, faz-se necessário o uso de um óleo que refrigere o material isolante presente no transformador e garanta, assim, uma redução na degradação do sistema. Além disso, quanto melhor for a característica de resfriamento desse óleo, melhor será o desempenho da máquina.

Estabilidade Térmica

Essa característica também está ligada ao item anterior, embora funcione um pouco diferente. Aqui, nota-se a importância de ter um óleo capaz de suportar alterações de temperatura e extremos (frio e calor), sem perder suas propriedades e eficiência. Lembramos aqui que um isolante líquido passa por diversos materiais no sistema, que estarão em condições diferentes de temperatura e que podem, também, sofrer influência da temperatura externa da máquina e do ambiente em que se encontra.

Isolamento Elétrico

Garantir que a passagem da corrente elétrica não conflite com as bobinas, núcleo e as partes aterradas é essencial para o bom desempenho de um transformador e, para que isso aconteça, é necessária a presença de um óleo com qualidades capazes de realizar esse isolamento. Aqui o óleo isolante deve atuar como uma espécie de dielétrico ou extintor de arco.

Baixa viscosidade

Por fim temos a necessidade de líquido que mantenha a baixa viscosidade, para que consiga fluir de maneira rápida entre todas as fontes de calor e o meio externo. A propósito, quer conhecer um óleo com todas essas qualidades? É o Isovoltine II da Total, conheça ele!

É o Rafa!

Rafael Carvalho
Técnico Total Brasil

  • Técnico em automobilística
  • Engenheiro Mecânico
  • Pós Graduado em motores de combustão Interna