Skip to content

25/06/2018 Notícia

A IMPORTÂNCIA DA LUBRIFICAÇÃO EM MAQUINÁRIOS INDUSTRIAIS

Total

Para um bom desempenho no setor industrial, alguns cuidados são necessários com o maquinário. Sem um bom funcionamento dos recursos, os trabalhadores, provavelmente não conseguirão render 100% do seu trabalho. As empresas necessitam se manter sempre ativas no mercado, e a produção conseguindo suprir a demanda, caso isso não aconteça, pode ocorrer pequenos contratempos e inconvenientes.

Um dos responsáveis pela máxima eficiência dos equipamentos industriais nos processos de produção é o sistema de lubrificação. Aliados dos programas de manutenção planejada, os sistemas de lubrificação também exigem atenção, como: quais são os componentes que necessitam de reparos, lubrificações ou trocas de óleo?

Os lubrificantes agem formando uma camada protetora entre duas superfícies, amenizando o atrito entre ambas, reduzindo o desgaste das peças, protegendo contra corrosões, facilitando na limpeza e manuseio, evitando a fadiga de componentes mecânicos, dentre outras finalidades.

Cada máquina requer um tipo específico de lubrificante, isso pode incluir: graxas, lubrificantes sintéticos e semissintéticos, minerais, biodegradáveis, automotivos, entre outros; mas todos os aparelhos industriais necessitam por obrigação de um sistema de lubrificação. Ele irá garantir a integridade dos componentes, sendo parte fundamental para o funcionamento de todo o conjunto. Na maioria das vezes, o desgaste e perda dos equipamentos são prematuros, tudo devido à falta de atenção na manutenção, ou a má aplicação de lubrificantes.

Para manter seu maquinário sempre funcionando, alguns cuidados são necessários para que o lubrificante não contamine e prejudique todo o sistema. Alguns vilões do sistema de lubrificação são:

Pó: em excesso pode acabar tapando as vias de lubrificação, não deixando o fluido correr pelo equipamento.

Água: além de poder provocar a corrosão das superfícies, quando acompanhada do lubrificante, forma emulsões que em conjunto com outras impurezas interferem diretamente no sistema de distribuição.

Fluido de corte: é de suma importância que os fluidos sejam separados para um bom funcionamento do conjunto e preservação do lubrificante.

Por fim, algumas dicas podem te auxiliar na manutenção e preservação de suas máquinas.

A conscientização da equipe sobre a aplicação e importância do sistema de lubrificação no maquinário. O apoio técnico dos especialistas garante o desempenho e aumento da vida útil de qualquer ferramenta. Mas o mais importante é: a manutenção preventiva é o melhor sistema de controle!

A Total Brasil possui uma linha de produtos específica para as necessidades da indústria. Como por exemplo: o Nevastane, óleo lubrificante de grau alimentício indicado para sistemas hidráulicos. Além de proteger as peças contra a corrosão e desgaste, evita a contaminação conforme a exigência do sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point System). 

Saiba mais sobre os óleos lubrificantes industriais da Total Brasil!