Skip to content

Para atender às necessidades de energia de uma crescente população global enquanto nos preparamos para o futuro, a Total inova cada vez mais para produzir soluções sustentáveis e responsáveis em petróleo e gás, energia solar e bioenergias.

PETRÓLEO E GÁS: NOSSAS OPERAÇÕES DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

De acordo com o cenário de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Agência Internacional de Energia (AIE), o petróleo e o gás deverão continuar desempenhando um papel vital no atendimento às necessidades energéticas mundiais, respondendo por quase metade da matriz energética primária em 2040. 

O nosso objetivo, como uma operadora integrada de óleo e gás, é fornecer uma energia cada vez mais acessível, confiável e mais limpa para a sociedade. Como fazer isso em um setor com cada vez mais restrições? A Total conta com sua experiência e capacidade de inovação para preparar a energia para as futuras gerações em nosso planeta.

Assim como em outros países, o Grupo Total também tem o compromisso de levar uma energia cada vez mais limpa e acessível para os consumidores brasileiros. A Total é uma das principais produtoras internacionais de óleo e gás no Brasil, com uma meta ambiciosa para os próximos anos.

 

Clique aqui para saber mais sobre a Exploração e Produção da Total no Brasil.

 

A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS: UM AMBIENTE COMPLEXO

Grupo Total
petroleo-e-gas-nossas-operacoes-de-exploracao-e-producao-grupo-total

O futuro da energia para o nosso planeta está sendo moldado por três desafios principais, que são a base de nossa estratégia: 

  • Atender às necessidades de energia de uma população mundial em crescimento, que deverá atingir mais de 9 bilhões de pessoas em 2040.
  • Combater o aquecimento global, levando em consideração o cenário de Desenvolvimento Sustentável da AIE em nossa estratégia e nossas decisões.
  • Atender às expectativas de setores essenciais da sociedade, como as comunidades, organizações sem fins lucrativos e atores do setor público, fornecendo soluções tangíveis aos desafios do desenvolvimento econômico, humano e social local.

É possível produzir petróleo e gás de forma sustentável? A Total acredita que sim, sendo capaz de se adaptar aos requisitos e limitações em evolução do setor, ao mesmo tempo em que capitaliza as oportunidades que ele oferece. Os mercados de energia têm se caracterizado por preços altamente voláteis desde 2015. Nosso modelo integrado tem sido inestimável para lidar com essas condições, proporcionando a base da extrema resiliência do nosso Grupo.

Em um mundo onde os campos de petróleo e gás estão se tornando cada vez mais complexos e menos acessíveis, a Total é capaz de alavancar a tecnologia digital para repensar nossos métodos de exploração e produção, para melhorar a visualização do subsolo, por exemplo, ou reduzir custos de logística. 

Por mais desafios e complexidades no setor, o Grupo Total está em constante evolução para enfrentá-los de frente.

CONSOLIDAR NOSSA VANTAGEM COMPETITIVA

Para produzir petróleo e gás a preços acessíveis, gerenciamos cuidadosamente os custos por meio de uma série de iniciativas de longo alcance, o que nos permite otimizar constantemente nosso portfólio e investir em projetos altamente competitivos. Também adotamos uma abordagem muito disciplinada de investimento, de forma que possamos manter nossa vantagem competitiva a longo prazo e garantir que nossa produção esteja em linha com a crescente demanda mundial por petróleo e gás.

AL-SHAHEEN: UM CAMPO GIGANTE DE PETRÓLEO DE BAIXO CUSTO

O campo de petróleo offshore de Al-Shaheen é uma das grandes conquistas do nosso grupo. A Total detém participação na concessão do campo até 2041, uma das dez maiores descobertas de petróleo dos últimos 30 anos. Com suas reservas substanciais que oferecem petróleo de baixo custo técnico, Al-Shaheen rende 300 mil barris de petróleo por dia, ou cerca de metade da produção de petróleo do Catar.

Total Brasil

AUMENTAR NOSSA PRODUÇÃO

Todos os anos, tomamos cuidados para iniciar nossos projetos dentro do prazo e do orçamento. A Total trabalha diariamente para aumentar a sua produção de petróleo e gás, além de estar atenta para tornar as instalações do grupo cada vez mais confiáveis e seguras. Isto sem esquecer o nosso planeta, buscando minimizar o impacto ambiental das operações, sem comprometer a segurança de pessoas e equipamentos. Dessa forma, a Total aprimora constantemente a sua excelência operacional. 

FOCO NA SEGURANÇA

Na Total, a segurança é parte integrante da excelência operacional, com um objetivo principal: zero acidentes fatais.

DESENVOLVER NOSSO PORTFÓLIO DE GÁS

Com o intuito de fornecer uma energia cada vez mais limpa para os nossos clientes, estamos trabalhando para reduzir a intensidade do carbono em nosso mix de produção. 

Como a Total produz essa energia limpa e segura? Transformamos o gás natural, que é um combustível fóssil de rápido crescimento e menos intensivo em carbono para a produção de eletricidade, a pedra angular de nossa estratégia. Nosso objetivo é aumentar a nossa produção de gás, que pode representar quase 60% da produção de hidrocarbonetos da Total até 2035, enquanto limitamos as emissões de metano geradas por sua produção e transporte tanto quanto possível. Buscando renovar o nosso portfólio de gás, a Total fez uma série de investimentos, principalmente na Rússia, no Mar do Norte britânico e nos Estados Unidos.

gnl-mayor-player-mundial-total-brasil

 

TOTAL TORNA-SE O SEGUNDO MAIOR PLAYER MUNDIAL DE GNL COM A AQUISIÇÃO DO RAMO UPSTREAM DE GNL DA ENGIE.

Com a aquisição do negócio de GNL da Engie, a Total é agora o segundo maior player global de GNL, com uma participação de mercado mundial de 10%. O portfólio inclui participações em plantas de liquefação, notadamente o terminal de exportação Cameron LNG, agora em operação, nos Estados Unidos, contratos de compra e venda de longo prazo, uma frota de petroleiros de GNL e acesso a terminais de regaseificação na Europa.