Skip to content

17/06/2018 Notícia

CONHEÇA OS COMPONENTES E SAIBA MAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE DIREÇÃO DO SEU CARRO

Total

Você já deve saber que o sistema de direção é uma das partes essenciais para o bom funcionamento do seu carro. A direção pode ser hidráulica, elétrica ou até mecânica, mas sua essência e função não mudam.

O sistema de direção tem como função transmitir o movimento e força do volante até as rodas e pneus, fazendo com que eles rodem adequadamente e movimentem o carro. Para que tudo dê certo neste sistema, existem tantos componentes e etapas que você nem imagina. Pode deixar que a gente te explica tudo o que você precisa saber sobre os componentes e funcionamento deste sistema de direção:

Tudo começa no primeiro componente do sistema: o volante, essa importante peça que todos nós conhecemos muito bem. Com o movimento giratório, a coluna de direção leva esse impulso para a caixa de direção, onde está o pinhãoque gira de um lado para o outro, forçando a cremalheira a fazer o mesmo, afinal eles estão conectados.

Algo que você provavelmente não sabe é que a cremalheira é também ligada às barras de direção em sua extremidade. E, sendo assim, com este movimento descrito anteriormente, as barras ativam os terminais de direção para movimentar a suspensão e, finalmente fazer com que toda força mecânica desse processo seja transferida para as rodas e pneus, permitindo que o veículo se desloque da forma esperada.

Caso seu veículo seja de direção hidráulica, a TOTAL Brasil tem os fluidos adequados (FLUIDMATIC e ELFMATIC) para que sua direção funcionem adequadamente com confiabilidade e segurança.

Como já vimos, este sistema é muito importante para seu veículo e, é claro, a garantia do funcionamento do mesmo é indispensável. Uma dica de amigo: dê uma passadinha nos nossos ROCs e aproveite para verificar se todas as peças estão funcionando em harmonia como elas deveriam. A segurança vem sempre em primeiro lugar!