Skip to content

07/06/2018 Notícia

COMO VERIFICAR O NÍVEL DO ÓLEO DE UMA MOTO

Total

É novo no mundo de duas rodas e não sabe por onde começar? Carro considera fácil, mas moto você ficou perdido? Não se preocupe! A ELF separou algumas dicas simples para você saber  verificar o nível do óleo da sua moto corretamente sem necessitar do auxílio de um mecânico.

Como as características técnicas entre o motor de uma moto e de um automóvel são diferentes, o intervalo de verificação do nível do óleo também não é o mesmo. No caso de uma moto, o ideal é que ele seja verificado pelo menos uma vez por semana, pois o motor trabalha em uma condição de rotação e temperatura muito alta e o óleo além de lubrificar o motor, lubrifica também outros componentes, como transmissão e embregem.

O melhor momento para fazer a medição é pela manhã quando o motor está  em repouso e o óleo está  no carte em seu volume total. A moto deve estar na  posição horizontal (no cavalete central se houver) e o motor precisa ser ligado por pelo menos  1 minuto para que a bomba de óleo preencha todas as galerias de lubrificação deixando no cárter o volume correto do nivel de óleo. Depois desligue o motor, retire a vareta de óleo,  limpe o marcador e  insira novamente sem rosquear. Caso tenha visor observe diretamente no mesmo. Por último, verifique se o óleo ficou entre os marcadores da vareta ou no centro do visor. Caso esteja abaixo do nível correto, é necessário completá-lo com o lubrificante de mesmas especifcações recomendadas pelo fabricante da moto.

Agora já sabe, né? Consulte o manual do proprietário e siga corretamente os procedimentos, trocando o óleo sempre que necessário.  Conheça os óleos ELF e garanta maior performance e manutenção para sua moto.