Skip to content

02/04/2020 Notícia

Como escolher o óleo hidráulico certo?

Óleo Hidráulico

O óleo hidráulico é um fluido não compressível que desempenha um papel vital no bom funcionamento dos sistemas hidráulicos. Além de seu papel principal na transferência de energia e calor nos sistemas hidráulicos, ele tem algumas funções secundárias - remoção de contaminação, vedação e lubrificação.

O óleo hidráulico tem uma ampla variedade de aplicações. Ele aciona empilhadeiras e separadores de toras, permite que os pilotos controlem sistemas vitais dentro das aeronaves e garante o funcionamento adequado dos freios hidráulicos em tratores e outros equipamentos agrícolas.

Os fluidos hidráulicos podem ser minerais (extraídos de depósitos naturais de petróleo que passaram por um processo de refino) ou sintéticos (projetados por síntese química).

Equipamento Hidráulico

A importância de escolher o óleo hidráulico certo

Usar o tipo certo de óleo pode melhorar a eficiência e reduzir o desgaste, o que significa usar menos combustível e prolongar a vida útil do seu equipamento.

Há três propriedades essenciais a serem lembradas ao escolher um óleo:

• Multigrade ou monograde

• Detergente ou sem detergente

• Anti-desgaste ou sem anti-desgaste

Óleo hidráulico multigrade ou monograde

O teor de um óleo descreve como a temperatura afeta sua viscosidade ou espessura. Um óleo multigrade manterá a viscosidade sob uma faixa maior de temperaturas, por isso é ideal para equipamentos que precisam lidar com extremas mudanças climáticas e para dar partida em motores em baixas temperaturas. Os óleos monógrados são aconselhados para os motores que funcionam continuamente.

Denise é Total Brasil

Denise Novaes
Técnica Total Brasil

  • Coordenadora Produto
  • Engenheira Química
  • Pós Graduada em Energia e Derivados de Petróleo pelo Insituto Francês de Petróleo