Skip to content

30/07/2019 Notícia

Aumente a eficiência, desempenho e proteção do motor de seu caminhão com 5 dicas!

Acompanhe neste post as 5 dicas que o time da TOTAL destaca para melhorar a eficiência, proteção e o desempenho dos motores de veículos pesados.

Diariamente, milhares de quilômetros das rodovias que interligam nosso país são percorridos por caminhoneiros, movimentando assim a economia brasileira. Graças à paixão e dedicação destes profissionais, diversos itens essenciais para a vida da população chegam aos devidos destinos.

 
Para que essas entregas sejam realizadas da melhor maneira, a TOTAL – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo – oferece uma gama completa de soluções para caminhões, ônibus de transporte urbano, utilitários e pick-ups. Os lubrificantes Total RUBIA oferecem benefícios evidentes aos motores a diesel. Aumentando o intervalo entre uma troca de óleo e outra, reduzindo o desgaste mecânico, aumentando o poder de limpeza e a diminuição dos danos causados pela partida a frio. 
Pensando nisso, nossa equipe listou 5 dicas importantes para garantir a saúde do seu motor. 

1. Confira o Óleo

Quando tratamos de veículos pesados, a necessidade de verificar os níveis do óleo se torna diária! Muitos fatores podem acelerar o desgaste do motor, como rodar por muitas horas seguidas, grandes cargas e a frequente variação de temperatura.

2. Use Lubrificantes de Qualidade

É muito importante respeitar as recomendações do fabricante do veículo para garantir o funcionamento correto do motor. A TOTAL possui uma linha de lubrificantes totalmente desenvolvida para oferecer o melhor para seu caminhão. A linha RUBIA conta com produtos homologados pelas maiores montadoras do país para os motores a diesel.

3. Fique Atento aos Filtros

O diesel forma mais carbonização nos pistões do que outros combustíveis, por essa razão é fundamental usar um lubrificante com poder detergente eficaz e trocar periodicamente o filtro de óleo. Assim você ajuda a aumentar a vida útil do motor e dá mais segurança ao mesmo. 

4. Não Descuide do Combustível

Por possuir alta taxa de enxofre e grande concentração de impurezas, o diesel se torna também uma questão a ser observada. Evite rodar com pouco combustível para que a sujeira não aumenta, você reduz as chances de danificar o filtro.

5. Faça a Leitura do Veículo Pesado

Procure utilizar um lubrificante que neutralize os agentes ácidos do óleo diesel. Nossa linha Rubia TIR conta com neutralizadores (carga TBN) que ajudam a prevenir os danos causados pelo ácido proveniente do combustível.

Agora que você já conferiu as dicas, está na hora de conhecer mais sobre os produtos TOTAL RUBIA. Uma linha desenvolvida com objetivo exclusivo de atender à todas as necessidades dos veículos pesados, em qualquer situação e condição de seu uso, mesmo nos mais extremos. A gama de lubrificantes da linha pesada (HDMO) da Total também possui tecnologia de ponta que ajuda a manter o motor limpo por mais tempo, reduzindo seu desgaste e gerando economia! Confira como as categorias da linha TOTAL RUBIA estão distribuídas:

 

  • RUBIA TIR 8900 10W-40 - Atende aos requisitos técnicos Cummins (CES 20081), DAF e IVECO (Iveco TLS E9)
  • RUBIA TIR 7900 15W-40 - Possui tecnologia Low Saps que protege os sistemas pós-tratamentos mais sensíveis como DPF (filtro de partículas). Nível API: CJ-4 / ACEA E9
  • RUBIA TIR 7900 FE 10W-30 - Atende aos requisitos técnicos DAF, IVECO e linha diesel leve Mitsubish e Toyota
  • RUBIA TIR 7400 15W-4 - Atende aos requisitos técnicos Carterpillar (CAT ECF 1-a), IVECO, DAF, Scania Toyota, Mitsubish e Ford
  • RUBIA TIR 6400 15W-40 - É adequado à lubrificação de motores Euro 3 e anteriores, ou motores estacionários onde se recomenda a utilização de um óleo API CH-4/ACEA E3/E5

Gostou de saber mais sobre seu caminhão e os produtos TOTAL RUBIA? Ficou mais fácil de cuidar e melhorar seu veículo? Então, não esqueça, para saber mais sobre as melhores práticas que pode ter com seu caminhão, continue nos acompanhando aqui no blog!

 

É o Rafa!

Rafael Carvalho
Técnico Total Brasil

  • Técnico em automobilística
  • Engenheiro Mecânico
  • Pós Graduado em motores de combustão Interna