Skip to content

24/06/2018 Notícia

ARREFECIMENTO DO MOTOR – CUIDADOS COM O SEU CARRO

Total

O sistema de arrefecimento é uma parte fundamental do carro. Sendo assim, ele requer cuidados específicos e rotineiros para evitar que o motor funda. Alguns desses cuidados são: Entendermelhor sobre o funcionamento do seu carro, qualidade do produto utilizado no arrefecimento, nível de água, entre outros.

Arrefecimento do motor é um tema muito extenso e sabemos disso. Pensando nisto, a Total Brasil quer trazer mais informações para que vocêentenda mais sobre o universo automotivo. Esta é a primeira parte da nossa série sobre o assunto, a qual abordará o tema “cuidados com o seu carro”, fornecendo algumas dicas paraprevenir  futuros problemas com seu veículo.

O sistema de arrefecimento é uma parte fundamental do carro, assim como nosso corpo necessita estar há uma temperatura mediana para funcionar corretamente, o mesmoacontece com o carro. A temperatura média do motor é em torno de 90°C, para que ele esteja em pleno funcionamento. Caso o veículo esteja em uma temperatura muito alta ou baixa, possivelmente isso te trará problemas.

Conheça mais sobre o funcionamento do sistema do seu carro

A primeira dica parece um tanto óbvia, mas é de extrema importância. Ao comprarmos um carro esquecemos de consultar as instruções do manual do proprietário. Lá você encontra todas as informações referentes ao seu veículo, inclusive os prazos para as revisões periódicas.

Consulte o manual, ele contém informações específicas do seu modelo de carro. Além disso, não esqueça de pedir para seu mecânico verificar com frequência os componentes do sistema de refrigeração: Bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, mangueiras, ventoinha e o líquido do sistema de arrefecimento.

Atento a qualidade e nível de água

Seja por conveniência ou por disponibilidade, boa parte dos proprietários tem o hábito de colocar água comum (mineral) no reservatório de arrefecimento do carro, sem saber sobre os riscos que isso pode acarretar ao motor. Isso se deve ao fato da água comum não ter propriedades químicas suficientes para assegurar o correto controle de temperatura do motor. Dependendo da temperatura que o carro esteja exposto, a água pode ferver e superaquecer o motor ou congelar em regiões frias. 

Além disso, à água comum é ávida por metais (componente em abundância no motor), desta maneira, quando entra em contato com as galerias do motor e componentes de circulação, com o tempo, o motor irá se oxidar, levando a corrosão do mesmo. Por esta e outras razões é sempre indicado o uso dofluído de arrefecimento. Ele irá garantir que seu motor não tenha problemas, garantindo a máxima eficiência do seu carro.

De olho no painel

O painel de instrumentos, além de mostrar tantas outras funcionalidades do carro, mostra também as condições do sistema de arrefecimentoO ponteiro nunca deve chegar próximo ao ponto vermelho, esse mostra que a temperatura não está o nível ideal para o veículo. Caso isso ocorra, pare imediatamente, ou o motor do seu carro poderá fundir.

Para complementar, é essencial verificar o nível do fluido uma vez por semana, para que casos como o acima não aconteçam. Outro ponto, é nunca abrir o reservatório quando o carro estiver ligado, ou quando o motor ainda estiver quente ou em funcionamento.

A Total Brasil sempre garantindo a máxima eficiência

Para você garantir o melhor desempenho e eficiência do seu carro, use sempre produtos de alta qualidade! A Total fornece uma vasta gama de lubrificantes e produtos de arrefecimento, cada um com propriedades únicas que irão te auxiliar em qualquer situação. Para conhecer mais sobre os nossos produtos, acesse.