Skip to content

20/08/2020 Notícia

Qual é a função dos aditivos de combustível?

Total Brasil Aditivos de Combustíveis
Total Brasil Aditivos de Combustíveis

Os combustíveis premium são caracterizados por seu alto teor de aditivos de desempenho. O que são esses aditivos e para que são usados?

 

Desempenho, longevidade, menor poluição.... Aditivos essenciais

 

Os combustíveis distribuídos por empresas petrolíferas especializadas contêm os chamados aditivos de desempenho. Quando adicionados à gasolina e aos combustíveis diesel, esses compostos químicos modificam as características desses combustíveis para melhorar o desempenho e a longevidade do motor.

Motores modernos, compactos e sofisticados são especialmente sensíveis a certos problemas como entupimento, que reduz o desempenho, a longevidade do motor, aumenta o consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono e poluentes. Combustíveis de alta qualidade com aditivos são provavelmente os mais eficazes no combate aos efeitos negativos da incrustação, graças em particular aos aditivos detergentes que eles contêm (confira os itens abaixo). Um combustível premium com aditivos pode ser usado para fins curativos e preventivos.

 

Um guia de aditivos de combustível

 

A seguir está uma lista dos principais aditivos de desempenho encontrados em combustíveis de alta qualidade:

Anti-corrosão.
Protege as peças metálicas contra corrosão e ferrugem causadas pela água. Entre outras coisas, esses aditivos ajudam a prolongar a vida útil do sistema de injeção.

Antioxidantes.
Evita a deterioração prematura do combustível armazenado, limitando assim a formação de sedimentos ou goma nos tanques ou reservatórios de combustível.

Desmulsificantes e dispersantes de água.
Reduz o risco de água no combustível, que é conhecido por causar desgaste prematuro em sistemas de injeção e motores.

Detergentes.
Para limpar ou manter limpos os componentes essenciais dos sistemas de injeção (como injetores e válvulas de admissão) removendo os depósitos de carbono causados ​​pela combustão incompleta. Detergentes de combustível como o do TOTAL EXCELLIUM reduzem o entupimento de injetores e válvulas.

Modificadores de fricção.
Reduz as perdas por atrito mecânico entre as peças metálicas (principalmente no cilindro ou na bomba injetora) e melhore o desempenho do motor.

Existem aditivos específicos para o óleo diesel.
Os principais aditivos do combustível diesel são:

Melhoradores de fluxo frio.
Melhora a operabilidade do combustível diesel frio diminuindo o limite de temperatura para seu uso. O combustível diesel pode cristalizar ou mesmo congelar em temperaturas muito baixas. Os veículos estacionados do lado de fora à noite são os mais afetados. Deve-se notar que também existem combustíveis diesel “extremamente frios”, capazes de suportar temperaturas tão baixas quanto -20° C.

Anti-espuma.
Reduz a formação de espuma ao encher o tanque. O acúmulo desta espuma torna impossível encher completamente o tanque, fazendo com que o combustível transborde da abertura do tanque e derrame na carroceria do veículo e nos pés do usuário.

Procetano.
Melhora a combustão, facilitando a autoignição do combustível diesel.

Reodorants.
Torna o cheiro do gasóleo mais agradável e menos intenso.

 

E quanto aos aditivos vendidos separadamente?

 

Muitos aditivos de combustível podem ser comprados em recipientes nas lojas. O motorista então despeja uma quantidade medida do aditivo no tanque do veículo antes de reabastecer. A lista de produtos disponíveis é longa: há injetores, filtros de partículas, limpadores de válvula EGR e carburadores, aditivos para reduzir o consumo de combustível, aditivos antifumo e degomagem (antibacterianos) e até substitutos de chumbo para automóveis antigos.

Por que comprar esses aditivos separadamente quando eles podem ser adicionados ao seu tanque logo na bomba? Com poucas exceções, como para proprietários de veículos mais antigos, a escolha de um combustível de alta qualidade com aditivos costuma ser suficiente para manter a saúde do motor, uma vez que o combustível já contém todos os aditivos necessários.