Skip to content

22/05/2019 Notícia

5 dicas para planejar uma viagem de carro segura

Sozinho, com os amigos ou com a família, as viagens de carro são uma ótima oportunidade para conhecer novos lugares! Saiba aqui como planejar um passeio seguro e confortável.

Viagens de carro são uma ótima oportunidade para explorar o que há de mais interessante no caminho até o seu destino — lugares que você não conheceria se embarcasse num avião, por exemplo. No trajeto pela estrada é possível conhecer restaurantes, pontos turísticos, cidades interioranas, entre outras atrações que antecedem a chegada.

O passeio em quatro rodas, no entanto, requer alguns cuidados que garantem a tranquilidade e segurança do percurso. Pensando em ajudá-lo a planejar uma viagem de carro confortável, preparamos este post com dicas práticas. Confira:

1 - Faça a revisão do veículo

O primeiro passo antes de pegar a estrada é fazer uma revisão em seu veículo e certificar-se dos reparos necessários. Na oficina mecânica, cheque o alinhamento do carro, o sistema de freios, faróis, os níveis de óleo e água. E não se esqueça de calibrar os pneus, inclusive o estepe, certo?

2 - Calcule os custos

Coloque no papel a previsão de gastos com gasolina e pedágio, isso é muito importante para evitar imprevistos. Na internet, você encontrará facilmente sites que ajudam a calcular os custos de uma viagem de carro de acordo com o lugar de partida e chegada.

Outra dica é levar consigo não só o cartão de crédito ou débito, mas também uma quantia em dinheiro trocado. Assim você ficará prevenido quanto a forma de pagamento nos postos de gasolina e ainda facilitará o pedágio.

3 - Leve pequenos lanches

Durante uma viagem longa de carro é fundamental ter lanches rápidos por perto. Leve snacks, pequenos sanduíches e frutas, principalmente se você estiver viajando com crianças.

Além dos lanches, lembre-se de carregar em uma bolsa térmica algumas garrafas de água. As curtas paradas ajudarão a manter todos hidratados e bem alimentados!

4 - Acomode as crianças

E por falar em crianças, ao fazer uma viagem de carro com elas é indispensável a acomodação adequada. Crianças de até 13Kg devem ser transportadas no bebê conforto, sempre viradas de costas para o motorista. De 9Kg a 18Kg, são usadas cadeirinhas no banco de trás do carro; entre 18Kg e 36Kg o ideal é colocar a criança em assentos de elevação (booster). Crianças acima de 36Kg e no mínimo 1,45m de altura, o ideal é usar cinto de segurança de 3 pontos do próprio veículo, no banco traseiro.

5 - Deixe o essencial por perto

Para garantir uma viagem de carro ainda mais tranquila e segura, deixe em fácil acesso os lanches, água, casacos, itens de higiene (fraldas infantis e lenços umedecidos, por exemplo), bem como brinquedos e outros itens divertidos para distrair os pequenos, especialmente se o caso for um passeio em família. Curtiu nossas dicas? Então leia mais sobre as medidas para ter uma direção confortável neste post que preparamos!

É o Rafa!

Rafael Carvalho
Técnico Total Brasil

  • Técnico em automobilística
  • Engenheiro Mecânico
  • Pós Graduado em motores de combustão Interna