Skip to content

10/09/2019 Notícia

5 Dicas para Manutenção de Carros

Confira 5 dicas para a manutenção do seu carro e como melhorar sua performance.

O que para alguns se torna até uma diversão, para outros é sempre uma dor de cabeça. Mas independente da preferência, a manutenção do carro é essencial. E não estamos falando apenas de questões como a melhora no desempenho ou o aumento da vida útil, tratamos também da segurança! E foi pensando nisso, que a equipe da TOTAL decidiu trazer 5 dicas para a manutenção de carros que irão te ajudar na hora de verificar as condições do seu veículo. Vamos à elas?

1: Fique Atento ao Óleo do Motor

O óleo do motor tem uma função fundamental nos carros, é ele quem lubrifica as partes do motor, reduzindo assim o atrito entre as peças. Além disso, mantém a temperatura estável e limpa o motor. Por essas razões, sua verificação precisa ser feita semanalmente. Checar o nível do óleo é simples, basta verificar através da vareta do óleo e seguir as orientações sobre limites máximos e mínimos do óleo, conforme o manual do veículo, localizados na própria vareta.

2: Confira os Freios 

Normalmente, o fluido do freio é substituído a cada 1 ou 2 anos, ou de acordo com a recomendação da montadora. Por outro lado, as pastilhas e lonas de freio devem ser trocadas apenas quando apresentarem desgaste superior à espessura mínima.

3: Verifique Pneus e Rodas

Os pneus precisam de bastante atenção! Calibrá-los corretamente a cada 15 dias é um ótimo hábito, mas além disso é necessário também observar e acompanhar seu desgaste. Realizar o rodízio dos pneus em paralelo com alinhamento e balanceamento favorece a dirigibilidade e a segurança.

4: Cuide do Filtro de Ar e Combustível

Ficar atento à troca do filtro de ar é bastante recomendado para evitar o entupimento do sistema de alimentação, pois as impurezas que ficam presas nesta parte do conjunto podem afetar diretamente no consumo do veículo. Inclusive, também é muito importante prestar atenção à procedência do seu combustível, porque o filtro do tanque retém detritos encontrados na gasolina ou álcool e, com um acúmulo grande de partículas, ele também irá afetar o consumo do seu carro.

5: Acompanhe a Saúde da Bateria

A manutenção das baterias é bem simples, em sua maioria, as mais atuais já são seladas dispensando a verificação do nível de água. Caso a sua ainda precise da checagem, lembre de conferir ao menos uma vez por mês. 

Não deixe de ver se os cabos estão conectados corretamente em seus pólos e se estão limpos. Caso seu veículo vá ficar parado por muito tempo, desconecte o pólo negativo, isso irá impedir que a bateria descarregue.

Agora ficou mais fácil fazer aquele check up no seu carro? A equipe da TOTAL sabe como é importante preservar a performance dos veículos, por essa razão, produzimos sempre os melhores produtos. Conheça nossa linha para carros TOTAL QUARTZ e continue acompanhando nossas dicas por aqui!