Skip to content

27/08/2019 Notícia

4 Dicas para Manutenção de Motos

Confira nossas 4 dicas para a manutenção da sua moto e veja como desempenho e segurança viajam juntos!

Seja um apaixonado pelo mundo das duas rodas ou apenas alguém que prioriza a praticidade e agilidade, se você tem uma moto é fundamental que esteja sempre a manutenção dela em dia. Mas você sabe o que precisa ficar de olho para que tudo funcione sempre bem? A manutenção de motos é mais econômica que a de um carro, além disso, se realizada de forma constante aumenta sua vida útil e ainda evita possíveis multas. Confira as 4 dicas que a TOTAL separou para te ajudar a manter sua moto com o melhor desempenho!

1: Troque o óleo no momento certo

A troca do óleo é um dos itens fundamentais que garantem a manutenção dos veículos, afinal ela é responsável por evitar o desgaste das peças, promovendo a lubrificação e limpeza do motor. Por este motivo é importante respeitar o intervalo entre as trocas recomendado pelo fabricante. Saiba como verificar o nível e condições do óleo!

2: Não esqueça dos filtros

Outro ponto muito importante é checar itens de desgaste natural, ou seja, que necessitam de trocas periódicas como o filtro de ar. Responsável pela retenção de material particulados, que podem afetar o desempenho do motor quando admitidos para dentro do cilindro. A troca dos filtros de ar geralmente são realizadas em conjunto com a troca de óleo, porém é importante verificar a periodicidade conforme manual do proprietário.

Também é importante substituir o filtro de óleo toda vez em que realizar a troca. Pois quando isso ocorre e o filtro permanece sujo e com partículas, ele contamina o novo óleo e torna a ação deste ineficaz. 

3: Cuide da lubrificação

Lembre também de ficar atento à lubrificação, ela ajuda diretamente no bom funcionamento de todo conjunto. Checar a lubrificação dos cabos de freio, embreagem e acelerador é fundamental para que nenhuma dessas partes se rompam. Além disso, fique atento também a regulagem correta delas. 

E falando neste assunto, fique de olho na corrente também! Diferente de outros conjuntos mecânicos, ela precisa de uma lubrificação permanente. Para garantir a qualidade, utilize produtos de alta adesividade e com propriedades para repelir umidade, assim manterá a boa lubrificação. A ELF recomenda o CHAIN LUBE, perfeito para a lubrificação da corrente da sua moto. 

4: Verifique os pneus

Conduzir uma moto com o pneu careca pode causar um grande acidente. E, em caso de um pneu furado, você precisará carregar sua moto até uma oficina para trocá-lo. Apesar de tantas qualidades, não possuir estepe é uma desvantagem das motos. Sabendo disso, confira a calibragem semanalmente e ao abastecer. A dica aqui é lembrar de calibrar os pneus quando eles estiverem frios!

A Total e ELF, conta com uma rede especializada de troca de óleo chamada ROC (RAPID OIL CHANGE), possuindo profissionais altamente qualificados e treinados por engenheiros da fábrica, prontos para atendê-lo e dar todo o suporte necessário para sua moto, Inclusive com checagem de itens de segurança durante a troca de óleo.

E agora, ficou mais clara a importância da manutenção de motos ser realizada com frequência? Conheça nossos produtos ELF, especialmente criados para cuidados com motos. E, para mais dicas como essas, continue acompanhando nossos conteúdos!